Atividade
de linguagem oral e escrita para crianças
de
00 a 05 anos
OBJETIVOS
1. Ampliar a coordenação
viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
2. Desenvolver vocabulário,
linguagem e a comunicação entre os alunos.
3. Reconhecer, ler e escrever
vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
4.Desenvolver interesse e atenção por
músicas, leitura, histórias e escrita.
CONTEÚDOS E METODOLOGIA
·
Linguagem oral:
- Ampliação
do vocabulário.
- Ouvir,
criar e narrar histórias oralmente;
- Conhecer
diferentes modalidades de linguagem (história, poesias, piadas, músicas);
- Estabelecer
trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de
diálogo e não linguagem egocêntrica;
- Vincular
o discurso oral com o texto escrito.
- Relatar
desagrados, desejos e necessidades.
·
Linguagem escrita
-Período
Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas),
desenho
livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividades gráficas,
entre outras.
-
Trabalhar a escrita do nome, as letras que formam o nome da criança e
identifica-las no alfabeto. Quantidade de letras etc...
- Vogais: reconhecer, ler, traçar e
escrever as vogais.
- Alfabeto: identificar visual e
auditivamente as letras do alfabeto.
-
Trabalhar a individualidade da criança, bem como seus gostos e preferências,
identidade etc.
-
Preparar cartaz com a foto da criança e escrever um texto com as respostas da
criança e dos colegas.
RECURSOS
-
Cartazes, cola, lápis-de-cor, papel A4, tinta, etc.
LEIA COM AJUDA DA PROFESSORA:
JÉSSICA É MUITO ALEGRE,
GOSTA DE
AJUDAR E BRINCAR
COM OS COLEGAS.
VAMOS LER O
NOME DA NOSSA COLEGA.
JÉSSICA
REGISTRE O NOME DA COLEGA
AGORA
REGISTRE CADA LETRINHA DESSE NOME.
QUANTAS
LETRAS TEM O NOME DA COLEGA?
QUANDO FALAMOS O NOME DA
COLEGA, QUANTAS VEZES ABRIMOS A BOCA? VAMOS DESCOBRIR E REGISTRE OS PEDACINHOS
NOS QUADRADOS.
PINTE DE VERMELHO
O NOME DA COLEGA ABAIXO.
Me desculpem...As atividadess não sairam ao serem postadas elas desconfiguraram...
ResponderExcluir