UNIVERSIDADE DO ESTADO DE
MINAS GERAIS – UEMG
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
Disciplina: Sociologia –
Sociedade e Educação
Profa. Aline
Choucair Vaz
Aluno/a: Joana
Paula Souza Ferraz Apolonio
ENTREVISTA COM COORDENADOR (A)
PEDAGÓGICO (A)
De acordo a entrevista realizada com a coordenadora pedagógica de minha escola, a clientela da mesma em sua maioria, tem perfil
socioeconômico de baixa renda salarial e, em alguns casos a renda provém apenas
do programa do Governo Federal. O nível de escolaridade das famílias é
incompleto, havendo casos de pais não
alfabetizados. Por estar situada distante da sede municipal, a maioria dos
nossos alunos são oriundos da zona rural, e por isso
somente a escola oferece possibilidades de acesso ao conhecimento formal
e de contato com a diversidade cultural e social.
Apesar das dificuldades de acesso pela distância ao se chegar à escola, os alunos são interessados em aprender e assimilam de certa forma facilmente os conteúdos trabalhos, sem falar que são e participativos em todos os eventos que a escola realiza.
Por se localizar praticamente numa zona urbana, não há muitos movimentos sociais.
Existem algumas festas locais como: padroeiro, folia de reis e
festa junina. Na Sede do Município em Mucuri\BA, existe a festa do peroá, este
movimento mobiliza todas as comunidades circunvizinhas.
A comunidade escolar participa das atividades escolares
através da pedagogia de projeto conseguimos melhorar a interação entre
escola e comunidade.
Os elementos culturais que penetram no interior da escola são:
saberes locais passados de geração em geração, uso de plantas medicinais,
culinária local, etc.
A escola lida com as diversas crenças religiosas com muito respeito, porque na
verdade todas as religiões levam a um caminho que procura explicar a origem de tudo, assim como a
ciência.
Muitas práticas escolares têm sido realizadas afim de demonstrarem o
compromisso da escola com a inclusão
social (etnia, PNE, dentre outras), como debates, palestras, seminários, mesa redonda,
oficinas, etc.
Para o ingresso no 1° ano do Ensino Fundamental na escola ,
a criança deverá ter 6 (seis) anos de idade completos até o dia 31 de março do
ano em que ocorrer a matrícula. Faz-se um acompanhamento contínuo para
verificação da evolução do educando, avaliando suas habilidades e
competências no decorrer das unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário