quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Entrevista Coordenador Pedagógico




UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
Disciplina: Sociologia – Sociedade e Educação
Profa. Aline Choucair Vaz
Aluno/a: Joana Paula Souza Ferraz Apolonio
 



ENTREVISTA COM COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A)


 De acordo a entrevista realizada com a coordenadora pedagógica de minha escola, a clientela da mesma em sua maioria, tem perfil socioeconômico de baixa renda salarial e, em alguns casos a renda provém apenas do programa do Governo Federal. O nível de escolaridade das famílias é incompleto, havendo casos de pais não alfabetizados. Por estar situada distante da sede municipal, a maioria dos nossos alunos são oriundos da zona rural, e por isso  somente a escola oferece possibilidades de acesso ao conhecimento formal e de contato com a diversidade cultural e social.


Apesar das dificuldades de acesso pela distância ao se chegar à escola, os alunos são interessados em aprender e assimilam de certa forma facilmente os conteúdos trabalhos, sem falar que são e participativos em todos os eventos que a escola realiza.

Por se localizar praticamente numa zona urbana, não há muitos movimentos sociais.

Existem algumas festas locais como: padroeiro, folia de reis e festa junina. Na Sede do Município em Mucuri\BA, existe a festa do peroá, este movimento mobiliza todas as comunidades circunvizinhas. 


A comunidade escolar participa das atividades escolares 
através da pedagogia de projeto conseguimos melhorar a interação entre escola e comunidade.

Os elementos culturais que penetram no interior da escola são: saberes locais passados de geração em geração, uso de plantas medicinais, culinária local, etc.

A escola lida com as diversas crenças religiosas com muito respeito, porque na verdade todas as religiões levam a um caminho que procura explicar a origem de tudo, assim como a ciência.

Muitas práticas escolares têm sido realizadas afim de demonstrarem o compromisso da escola com  a inclusão social (etnia, PNE, dentre outras), como debates, palestras, seminários, mesa redonda, oficinas, etc.

Para o ingresso no 1° ano do Ensino Fundamental na escola , a criança deverá ter 6 (seis) anos de idade completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. Faz-se um acompanhamento contínuo para verificação da evolução do educando, avaliando suas habilidades e competências  no decorrer das unidades.
 
 

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