O LÚDICO EM CIÊNCIAS:
INOVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ao
realizar o artigo tive muitas dificuldades, porém tenho procurado sanar dúvidas
e melhorar o meu trabalho.
Por
ser formada em Ciências Biológicas, busquei algo que tivesse de acordo a minha
área de ensino. Percebo pelo pouco tempo que leciono a dificuldade de despertar
a atenção do aluno em aprender ciências. Assim, o meu trabalho busca o lúdico
ao ensinar ciências para crianças, pois com brincadeiras, jogos, elas aprendem
de forma mais prazerosa e agradável.
Ao delimitar o foco do trabalho e em seguida, o
tema, dei início a pesquisa bibliográfica, onde por meio da qual observei grande
número de trabalhos na área.
Em seguida, será feita uma pesquisa de campo com os alunos do 5º Ano do ensino
fundamental I.De acordo informado pelo professor regente da turma o assunto a
ser abordado, será feita a explicação do assunto em dois dias e de direntes formas:
no primeiro dia, explanando apenas o assunto, com o quadro e giz; e no outro
dia, o mesmo conteúdo será explicado utilizando formas mais dinâmicas, como a
exemplo, um jogo, um vídeo ou uma brincadeira.
Após planejamento e execução com os alunos, será feito um questionário
com os alunos para análise de qual prática, eles compreenderam mais o contéudo
abordado.
Para contribuir na construção do tema proposto,
contei com o pensamento dos seguintes autores:
“O lúdico vem
do latim ludus e tem como conceito brincar. Nesta ação está compreendido
os jogos, os brinquedos, as distrações e refere-se também ao procedimento do
que está realizando o brincar. Assim, a função do lúdico vai além do que dar
prazer, alegria, transmite o conhecimento, o saber , um entendimento do que
esta a sua volta. “ (SANTOS, 2010)
“O ensino de ciências
não se resume em apenas definições é muito mais que isso, as definições
auxiliam no processo de ensino, para que o discente desenvolva e compreenda por
meio de suas investigações. Nisso, o professor deve exercer um papel de não
somente transmitissor do conhecimento científico, mas como facilitador e
ajudador ao aluno.” (PCN’S, 1997)
“A brincadeira
é essencial ao desenvolvimento do indivíduo, uma vez que estimula a confiança
em si e a parte cognitiva. Através dos jogos e brincadeiras, é possível
praticar situações do cotidiano intercaladas pela aprendizagem e socialização.”
(SACCHETO et al, 2011)
“Os jogos e as
brincadeiras pode envolver muitas atividades que por sua vez contribem para
diversos conhecimentos, ampliando vários
saberes em todas as idades.” (KNECHTEL & BRANCALHÃO, 2008)
“ O professor deve
intervir para que ocorra o diálogo entre professor e aluno, aguçando a curiosidade e fazendo com que a criança crie hipóteses,
resolva problemas .” (BORGES et al, 2014)
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