domingo, 26 de fevereiro de 2017

Fichamento - Projeto

                O LÚDICO EM CIÊNCIAS: INOVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

            Ao realizar o artigo tive muitas dificuldades, porém tenho procurado sanar dúvidas e melhorar o meu trabalho.
            Por ser formada em Ciências Biológicas, busquei algo que tivesse de acordo a minha área de ensino. Percebo pelo pouco tempo que leciono a dificuldade de despertar a atenção do aluno em aprender ciências. Assim, o meu trabalho busca o lúdico ao ensinar ciências para crianças, pois com brincadeiras, jogos, elas aprendem de forma mais prazerosa e agradável.
Ao delimitar o foco do trabalho e em seguida, o tema, dei início a pesquisa bibliográfica, onde por meio da qual observei grande número de trabalhos na área.
Em seguida, será feita uma pesquisa de campo com os alunos do 5º Ano do ensino fundamental I.De acordo informado pelo professor regente da turma o assunto a ser abordado, será feita a explicação do assunto em dois dias e de direntes formas: no primeiro dia, explanando apenas o assunto, com o quadro e giz; e no outro dia, o mesmo conteúdo será explicado utilizando formas mais dinâmicas, como a exemplo, um jogo, um vídeo ou uma brincadeira.
Após planejamento e execução com os alunos, será feito um questionário com os alunos para análise de qual prática, eles compreenderam mais o contéudo abordado.
Para contribuir na construção do tema proposto, contei com o pensamento dos seguintes autores: 
“O lúdico vem do latim ludus   e tem como  conceito brincar. Nesta ação está compreendido os jogos, os brinquedos, as distrações e refere-se também ao procedimento do que está realizando o brincar. Assim, a função do lúdico vai além do que dar prazer, alegria, transmite o conhecimento, o saber , um entendimento do que esta a sua volta. “ (SANTOS, 2010)
“O ensino de ciências não se resume em apenas definições é muito mais que isso, as definições auxiliam no processo de ensino, para que o discente desenvolva e compreenda por meio de suas investigações. Nisso, o professor deve exercer um papel de não somente transmitissor do conhecimento científico, mas como facilitador e ajudador ao aluno.” (PCN’S, 1997)
“A brincadeira é essencial ao desenvolvimento do indivíduo, uma vez que estimula a confiança em si e a parte cognitiva. Através dos jogos e brincadeiras, é possível praticar situações do cotidiano intercaladas pela aprendizagem e socialização.” (SACCHETO et al, 2011)
“Os jogos e as brincadeiras pode envolver muitas atividades que por sua vez contribem para diversos conhecimentos, ampliando vários  saberes em todas as idades.” (KNECHTEL & BRANCALHÃO, 2008)
“ O professor deve intervir para que ocorra o diálogo entre professor e aluno,  aguçando a curiosidade  e fazendo com que a criança crie hipóteses, resolva problemas .” (BORGES et al, 2014)




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